terça-feira, 29 de novembro de 2011

RELATORIO DE EXPERIÊNCIA - ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO

UNIVESIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
DEPARTAMNETO DE EDUCAÇÃO
ALUNA:MARIA ANDREA GOMES
DISC.METODOLOGIA DA HISTORIA 11
PROFESSOR ;RICARDO PACHECO

APRESENTAÇÃO
O presente trabalho (atividade de aula) teve por objetivo construir conhecimentos históricos sobre as pontes do Recife como a ponte Princesa Isabel Duarte coelho entre outras. Porém nossos estudos se focaram em toda a historicidade da ponte Mauricio de Nassau sendo esta uma das primeiras e maiores pontes construída no Brasil. Todas essas informações deste trabalho sobre a ponte Mauricio de Nassau desde a sua construção até a sua atual situação teve a participação dos alunos de uma turma de 4º ano de escola municipal da várzea na cidade Recife.

Metodologia:A principio foi apresentado o assunto sobre o tema que seria estudos sobre as pontes do Recife e toda as suas historicidades através dos textos encontrados na pesquisas na internt, Logo após listamos todas as pontes existentes e fizemos um breve estudos sobre as mesmas. Contudo focamos nossas atividades em conhecer a importância da ponte Mauricio de Nassau.Por seguinte elaboramos alguma pergunta a serem respondidas pelos alunos ,como exemplos :quem mandou construir? por que? e para que?.Por fim buscamos através da internet foto antiga e atuais para fazermos comparações da atual paisagem com a antigas do entorno da ponte Mauricio de Nassau.

Resultados: os resultados ao término das atividades foram que todos participaram das atividades de forma assídua ,participaram das pesquisas e de toda elaborações das atividades como a produção do painel sobre as pontes, buscaram responder as perguntas apresentadas, pesquisaram na internet as fotos antigas e as atuais .Alguns alunos questionaram nas atividades que passaram por alguma das pontes estudadas e não sabiam os nomes delas e até falaram aos familiares sobre a sua história e as suas contribuições para a nossa cidade . Porém, seria necessário algumas visitas as pontes com os alunos.

Discussão: diante as atividade percebeu-se que poderia ser mais bem aproveitadas, porém quando se fala em ensino de história a escola em si se foca apenas no ensino da disciplina de português e de matemática, contudo para se ensinar qualquer que seja a disciplina todas tem uma historicidade.Com isso a escola por ser um ambiente de construção de conhecimento poderia desmitificar todos esse conceito. de mais ou menos importantes dentro da escola.

Um comentário:

  1. Relatório sintético, sem utilização das referências bibliiográficas da disciplina.

    ResponderExcluir