UNIVESIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
DEPARTAMNETO DE EDUCAÇÃO
ALUNA:MARIA ANDREA GOMES
DISC.METODOLOGIA DA HISTORIA 11
PROFESSOR ;RICARDO PACHECO
APRESENTAÇÃO
O presente trabalho (atividade de aula) teve por objetivo construir conhecimentos históricos sobre as pontes do Recife como a ponte Princesa Isabel Duarte coelho entre outras. Porém nossos estudos se focaram em toda a historicidade da ponte Mauricio de Nassau sendo esta uma das primeiras e maiores pontes construída no Brasil. Todas essas informações deste trabalho sobre a ponte Mauricio de Nassau desde a sua construção até a sua atual situação teve a participação dos alunos de uma turma de 4º ano de escola municipal da várzea na cidade Recife.
Metodologia:A principio foi apresentado o assunto sobre o tema que seria estudos sobre as pontes do Recife e toda as suas historicidades através dos textos encontrados na pesquisas na internt, Logo após listamos todas as pontes existentes e fizemos um breve estudos sobre as mesmas. Contudo focamos nossas atividades em conhecer a importância da ponte Mauricio de Nassau.Por seguinte elaboramos alguma pergunta a serem respondidas pelos alunos ,como exemplos :quem mandou construir? por que? e para que?.Por fim buscamos através da internet foto antiga e atuais para fazermos comparações da atual paisagem com a antigas do entorno da ponte Mauricio de Nassau.
Resultados: os resultados ao término das atividades foram que todos participaram das atividades de forma assídua ,participaram das pesquisas e de toda elaborações das atividades como a produção do painel sobre as pontes, buscaram responder as perguntas apresentadas, pesquisaram na internet as fotos antigas e as atuais .Alguns alunos questionaram nas atividades que passaram por alguma das pontes estudadas e não sabiam os nomes delas e até falaram aos familiares sobre a sua história e as suas contribuições para a nossa cidade . Porém, seria necessário algumas visitas as pontes com os alunos.
Discussão: diante as atividade percebeu-se que poderia ser mais bem aproveitadas, porém quando se fala em ensino de história a escola em si se foca apenas no ensino da disciplina de português e de matemática, contudo para se ensinar qualquer que seja a disciplina todas tem uma historicidade.Com isso a escola por ser um ambiente de construção de conhecimento poderia desmitificar todos esse conceito. de mais ou menos importantes dentro da escola.
Relatório sintético, sem utilização das referências bibliiográficas da disciplina.
ResponderExcluir